terça-feira, março 28, 2006

Bem vindo ao Portal do Vidro

Apesar de ter saído da Marinha Grande e do Museu do Vidro há já alguns anos, nunca perdi a ligação intelectual e afectiva ao Museu do Vidro, ao vidro e à Marinha Grande e assim, sempre que a oportunidade surge, falo sobre esses assuntos ou recolho informação sobre eles. O site é uma carolice que resulta desse interesse pessoal e a sua insuficiência é directamente proporcional ao pouco tempo que posso dedicar a estes assuntos.
Verifiquei há algum tempo que apesar do seu amadorismo mantém uma certa regularidade no número de visitantes. Por outro lado, fui sempre recebendo e-mails de visitantes, principalmente de jovens, uns que me solicitavam informação sobre aspectos do vidro para trabalhos escolares, outros a agradecerem-me a utilidade que o site teve para eles, etc. Inicialmente, só se destinava a apresentar, sumariamente, as bases do projecto do Museu e uma parte dos textos que serviram para o abrir e de onde se extraíram os letterings das exposições. Mas este interesse de alguns internautas motivou-me para lhe dar uma certa renovação. E assim, neste novo formato, já nao se limita a apresentar o Museu mas, também, a dar informação sobre diversos aspectos relacionados com o vidro e o Museu, e também a discuti-los - por isso nasceu este blog.
Nesta medida, espero que o blog também possa servir para o encontro dos aficcionados do vidro, bem como de vidreiros e artistas, profissionais dos museus e educadores, entre outros, que queiram divulgar trabalhos ou eventos, dar-se a conhecer, ou levantar dúvidas, fazer críticas ou, simplesmente, falar sobre o vidro de qualquer ponto de vista.
Mas o vidro é uma substância primordial e nessa medida tem acompanhado a história do Homem e está presente nas suas mais diversas manifestações culturais, na arte, na poesia, na literatura, na imagética popular e na tradição oral, sendo simultaneamente um recurso e um núcleo de produção metafórica. Seja qual for o prisma (!) pelo qual se observe (e atenção ao jogo de reflexos), o vidro pode entrar neste blog como a luz entra pela vidraça... É fácil e natural abusar das metáforas e das comparações, tratando-se de vidro, não é?

A todos que até hoje visitaram o site do Projecto Museu do Vidro e àqueles que o estão agora a visitar neste formato de Portal, e ainda aos blogonautas que por aqui passarem, o meu obrigado e as minhas boas-vindas. Bem hajam.


5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2:18 da manhã  
Blogger Ana Bicas said...

e muito giro este blog paisinho

12:27 da manhã  
Blogger as said...

meu caro;
estou interessado em trocar algumas teclas consigo. estou interessado em conhecer métodos de produção de vidro opala e dublet, não tenho muitos conhecimentos nessa área pode ajudar-me?

cumps,
Antº silva
asglass@hotmail.com

11:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo blogue.
Já sabia da sua existência há muito tempo mas só hoje calhou estar aqui a teclar.
Um abraço e bem~haja pelo bom trabalho que deixou na Marinha Grande e que devia ter sido mais bem reconhecido.
Galeria Roca, lembra-se

8:11 da tarde  
Blogger Jateamento Artistico said...

Parabens pelo blog, sou Felipe, moro no Brasil -São Paulo, tenho negocio proprio de Jateamento Artistico de Vidros, presto serviços para vidraçarias.... Este ramo de jato de areia em vidro ai em Portugal tem muita procura???? penso em morar ai em Portugal para trabalhar com arte, oque me diz sobre isso???
meu email é vidal.felipe.grafite@hotmail.com
precisar escreva, e mais uma vez parabenspelo blog....

11:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home